Quer aprender de forma SIMPLES e RÁPIDA o que fazer para adestrar seu cão?

Quer aprender de forma SIMPLES e RÁPIDA o que fazer para adestrar seu cão?

BAIXE este e-book GRÁTIS e não erre mais na hora de adestrar seu cãozinho.

Apenas preciso para poder enviar o e-book grátis!

5 doenças que afetam os cães filhotes

5 doenças que afetam os cães filhotes

Seu filhote é novo e você quer protegê-lo contra as 5 doenças que afetam os cães filhotes. A melhor coisa que você pode fazer é alimentá-lo com uma dieta saudável e equilibrada.

Se você fizer isso, estará dando ao sistema imunológico do seu filhote uma chance de combater a infeções. Ele deve estar em boa forma para se recuperar caso seu filhotinho adoeça.

Por mais que você não goste de pensar sobre isso, existem algumas doenças comuns que podem afetar seu novo amiguinho. Quando os filhotes ficam doentes, eles demoram mais para melhorar do que os cães adultos. É por isso que é importante reconhecer os sinais e sintomas. Mas você não pode proteger seu filhote de tudo. Aqui estão doenças comuns que ele pode ter em seu primeiro ano de vida.

Quando você souber o que procurar no comportamento de um filhote, terá uma ideia melhor do que fazer. Algumas coisas são uma emergência, enquanto outras podem esperar até amanhã antes de ligar para o veterinário.

 

1. Parvovírus (Parvo)

5 doenças que afetam os cães filhotes - Ensinando meu Pet.com 1

Esta doença canina altamente contagiosa ataca filhotes com idade entre 12 semanas e até 3 anos. Transmitida através de secreções corporais e cães não vacinados, o parvovírus canino é facilmente transmitido.

A maioria dos cães é vacinada contra ela a partir de seis a oito semanas, e a cada três semanas até os quatro meses de idade (ou até que seu veterinário recomende).

Sintomas: Uma infecção por CPV (parvo) em cães começa com febre e, nesse ponto, os filhotes provavelmente são muito contagiosos (para outros cães, não para humanos).

Tratamento: Vacine contra parvovírus! Se você não o fez, a hospitalização é o melhor caminho, onde seu filhote receberá fluidos intravenosos e às vezes antibióticos para prevenir a sepse, o que pode ser fatal.

Tempo de recuperação: três a sete dias. Filhotes com parvo geralmente são hospitalizados por três a quatro dias e depois voltam para casa com medicamentos.

 

2. Cinomose

5 doenças que afetam os cães filhotes - Ensinando meu Pet.com - 2

A vacinação contra o vírus da cinomose canina é bastante eficaz. A primeira vacinação ocorre em seis a oito semanas, e novamente após 9 semanas, e quando os filhotes tiveram uma ou duas vacinas, eles são imunes. Consulte o seu veterinário para o melhor plano de ação para o seu cão sobre a vacina contra a cinomose.

Sintomas: Isso pode realmente ser uma doença séria. Existem duas maneiras: inicialmente, a cinomose em cães geralmente aparece como uma doença respiratória superior com espirros e secreção ocular. Em seguida, ele pode se transformar em pneumonia ou pode levar a problemas neurológicos, como uma encefalopatia fatal (lesão cerebral).

A cinomose em cães é frequentemente diagnosticada erroneamente porque os donos acham que seu filhote tem um resfriado. Então, quando os vemos, eles têm toneladas de secreções no nariz e nos olhos e têm febre alta. Eles também podem ficar deprimidos.

Tratamento: Procure atendimento médico para a cinomose em cães. Isso geralmente envolve cuidados e suporte a pacientes internados.

Tempo de recuperação: Pode levar semanas para se recuperar da cinomose canina e os animais normalmente voltam para casa do hospital com medicamentos respiratórios.

A má notícia sobre a cinomose canina é se o seu cachorro sobreviver, a doença pode ficar dormente e aparecer novamente quando ele estiver mais velho. Nesse ponto, ela tem um prognóstico ainda pior, porque a doença pode levar a problemas neurológicos, como convulsões.

 

3. Tosse do Canil

5 doenças que afetam os cães filhotes - Ensinando meu Pet.com - 3

 

Infecção bacteriana ou vírus da parainfluenza canina, ambos transportados pelo ar, causam tosse nos cães, também conhecida como traqueobronquite infecciosa.

O nome da doença é um equívoco, porque os animais que não estão em canis podem e ficam doentes.

Filhotes podem ser vacinados contra a tosse do canil a partir de seis a oito semanas. E depois a cada seis a 12 meses depois disso, embora a vacina não proteja necessariamente contra a doença, mas leva a sintomas mais leves.

Sintomas: A tosse do canil começa com letargia, diminuição do apetite e febre, e depois os filhotes desenvolvem uma tosse profunda e geralmente produtiva. Se não tratada, a tosse do canil pode levar à pneumonia.

Tratamento: Se você notar qualquer tosse incomum de seu cachorro… é melhor levá-lo para verificar se ele não está desenvolvendo pneumonia.

Tempo de recuperação: A tosse do canil geralmente dura 10 a 14 dias.

4. Adenovírus

5 doenças que afetam os cães filhotes - Ensinando meu Pet.com - 4

 

Adenovírus em cães causa hepatite infecciosa canina, mas que raramente é visto nos dias de hoje por causa da eficácia das vacinas.

Muitas vezes, a vacina contra adenovírus é administrada com a vacina contra a cinomose canina, embora você possa perguntar ao seu veterinário sobre o adenovírus canino tipo 1 e sobre o adenovírus canino tipo 2.

Sintomas: É muito difícil saber se o seu cão tem adenovírus, mas normalmente ele começa com problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, e pode se desenvolver em icterícia.

Tratamento: Fluidoterapia com internação e suporte nutricional podem ser necessários. O seu médico irá prescrever antibióticos e/ou redutores de líquidos, se necessário.

5. Leptospirose

5 doenças que afetam os cães filhotes - Ensinando meu Pet.com - 5

 

Esta doença bacteriana pode afetar os rins e o fígado. É transmitida através de água contaminada e urina infectada.

Seu filhote pode ser vacinado contra a leptospirose em 10 a 12 semanas, e novamente em 13 a 15 semanas. Esteja ciente de que nem todas as clínicas vacinam para a leptospirose, então pergunte ao seu veterinário se é apropriado para o seu cachorro.

Sintomas: Os sintomas da leptospirose são parecidos com os da gripe: Vômitos, febre, ou letargia.

Tratamento: Antibióticos

Tempo de recuperação: Dependendo da gravidade da infecção, um uso de antibiótico pode durar quatro semanas ou mais.

 

Essas são as principais doenças que afetam os cães filhotes.

Você quer saber mais sobre alguma dessas doenças?

Deixe seu comentário aqui em baixo. Até logo!

Quer aprender de forma SIMPLES e RÁPIDA o que fazer para adestrar seu cão?

Quer aprender de forma SIMPLES e RÁPIDA o que fazer para adestrar seu cão?

BAIXE este e-book GRÁTIS e não erre mais na hora de adestrar seu cãozinho.

Apenas preciso para poder enviar o e-book grátis!

Sobre o Autor

Ulysses Antunes
Ulysses Antunes

Sou Ulysses Antunes, empreendedor digital. Gosto de animais desde pequeno, trago em meu currículo um curso de banho e tosa. Atualmente, trabalho com marketing digital e através disso, trago conhecimentos sobre saúde, adestramento de cachorros e outros afins. Espero que gostem do conteúdo. Um forte abraço.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *